quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Sistema de gotejamento solar com garrafas pet


Gotejamento solar com garrafas pet

Dado o constante crescimento da população no mundo, a água potável está se tornando um recurso cada vez mais escasso em nosso planeta.

Uma fração substancial da água doce consumida pela humanidade é usado para irrigação de culturas, perdendo muito do mesmo em sistemas de irrigação ineficazes. Embora existam sistemas de irrigação eficientes, tais como os sistemas convencionais de gotejamento, são muitas vezes caros tão poucos estão disponíveis para os agricultores, especialmente em países economicamente desfavorecidos.

O sistema de gotejamento solar é para mudar essa situação,  pois oferece um sistema de irrigação altamente eficiente, simples e barato instalado que pode ajudar milhões de agricultores em todo o mundo para alcançar uma maior produção com muito menos água. Podendo se utilizado até água do mar.

Qual é o gotejamento solar?
O gotejamento solar, é uma técnica de irrigação concebida para atingir uma utilização perfeita da água utilizando a energia do sol, como o elemento de condução do processo do movimento destilado e água. É surpreendente simplicidade e eficiência do sistema com o qual é possível reduzir a quantidade de água de irrigação de 10 vezes em comparação com os sistemas de rega tradicionais.


O sistema também tem a vantagem de permitir o uso de água do mar ou  água salobra para irrigação, uma vez que transforma água salgada em água doce.

Na fabricação do sistema existe  materiais abundantes e fáceis de obter e  podem ser utilizados, tais como garrafas de plástico PET. Fabricação e instalação é muito simples e está acessível a qualquer agricultor ou um ambiente doméstico ou profissional. Também requer muito pouca manutenção sendo apenas necessário para reabastecer o tanque de água quando necessário.

Ao aplicar esta técnica plantas completamente desenvolvidas utilizando apenas a quantidade necessária de água.

Com  materiais que são resíduos abundante a instalação é extremamente simples, esta técnica pode ser facilmente utilizado em países pobres, com longos períodos de seca e até mesmo em áreas desérticas com acesso a uma fonte de água doce ou salgada (por exemplo, perto do mar).

Como é  aplicada a técnica do gotejamento solar?
Para fazer o sistema é só  necessário ter duas garrafas de plástico PET (garrafas de plástico para água) recipiente, um tamanho maior do que o outro (por exemplo, de 5 litros e meio litro). É também possível empregar dois frascos de vidro que satisfazem estas mesmas características, desde que dispomos algum método para corta-las.

A garrafa maior  deve ser cortado  removendo   a sua  base enquanto o pequeno deve ser cortado a parte de cima vai ser usado apenas a parte inferior ( Fica como um copo).

A base da garrafa  pequena é colocada sobre o campo cheio de água e acima dele a garrafa  maior é colocada. A posição relativa entre os dois é que permitem que você abra a tampa da garrafa  maior  e  pode derramar água sobre a  pequena.

Ambas as garrafas e organizados  deve ser colocadas  lado a lado.  Ao redor da planta e acrescentado, palha,  folhas secas  ou fibras de coco..

Como o trabalho o gotejamento solar?

Como a água de irrigação convencional é desperdiçado em cultura.

Para entender corretamente o funcionamento do sistema de gotejamento solar é necessário conhecer a maneira  em que a água é utilizada na irrigação convencional, onde  ela evapora e se perde em uma área de cultivo com irrigação convencional.

Quando regada convencionalmente a superfície do solo, uma pequena parte dessa água é retirada diretamente do chão das plantações através das raízes. A planta utiliza essa água em seu desenvolvimento e e vai  transpirar  através das folhas. É por esta razão que, para uma planta para sobreviver precisa de um fornecimento regular de água.
Outra boa parte da água que cai sobre o solo evapora diretamente na atmosfera, sem passar pelo solo ou ser útil para ela.
Devemos também considerar outra parte da água, se a irrigação ou chuva é abundante, ela é filtrada através do solo e vai para a camada mais profundas do solo e entrar no fluxo de águas subterrâneas e não é mais aproveitada não tendo utilidade para o cultivo.
Os vários graus de transpiração das plantas e evaporação do solo depende do grau de secura do ar e a sua temperatura.

A técnica de gotejamento Solar funciona silenciosamente  usa a energia do sol para evaporar a água de uma área e por meio de inteligência dirigi-la onde interessado.

Quando o sistema é exposto ao  impacto da luz do sol, o efeito  de estufa ocorre dentro da garrafa aumentando a temperatura do ar internamente causando evaporação no reservatório de água. O ar dentro do capuz está saturada com a humidade,  e ocorrem condensações na forma de gotículas sobre a parede interna. Enquanto  a garrafa continuar a ser exposta  a evaporação contínua  e cada vez mais forma gotas maiores, que acabam escorregando nas paredes e cai  no chão. Desta forma, o ciclo natural da água se desempenha em pequena escala. 


Quando o sol faz atingir a evaporação da água  dentro do recipiente ela condensa nas paredes da garrafa  maior.


Com a exposição a evaporação contínua formando gotas são cada vez maiores e começam a precipitar nas paredes interna da garrafa caindo e umedecendo a terra.  Existem vantagens no sistema de irrigação por gotejamento solar, do  convencional, é que a o fornecimento é  necessário e suficiente para o desenvolvimento  evitando o desperdício de água  para as  plantas  que eventualmente  evaporam ou escorrem,  se perdendo.

No sistema não tendo nenhuma conexão direta com a atmosfera do lado de fora da garrafa a água não se perde. Evita  a evaporação nas áreas ao redor da planta e da palha ( fibra de coco) o gotejamento solar mantem a umidade do solo disponível para o desenvolvimento da planta.  Assim, a única maneira pela qual a água é evaporada é através das folhas da planta uma vez que  esta  já foi utilizada  para o desenvolvimento da planta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário