Educação ambiental soluções para resíduos orgânicos:
O lixo é um problema mundial e, com o gradativo aumento da população mundial, é preciso achar soluções cada vez mais capilarizadas para ele. Separar e reciclar o que é possível e reutilizar aquilo que consumimos viraram questões básicas e fazem parte da melhor solução individual para reduzir os impactos humanos no meio ambiente. Por isso, fazer a compostagem do material orgânico é uma ótima saída para reduzir a quantidade de lixo que produzimos, afinal, trata-se de um processo natural de decomposição que conta com o auxílio de minhocas para transformar as sobras de comida em adubo de primeira qualidade.
Quem usa composteira em casa precisa ficar atento ao que ela realmente é: uma casa de minhocas que transforma lixo natural em adubo. Por isso, nem tudo que estragou na geladeira ou sobrou do suco pode ser adicionado dentro daquele ambiente.Existem diversos modelos de composteiras à venda pela internet ou em casas especializadas. Também é possível fazer sua própria composteira, como demonstra o vídeo acima. A partir do momento que você já tiver uma delas, deve ficar atento ao que pode e o ao que não pode ser compostado. A composteira é uma solução plausível para a redução do lixo orgânico doméstico, já que não corre o risco de entupir encanamentos (como ocorre com os trituradores de pia) e de causar transtornos com demais resíduos nos lixões. È pratico e higiene, apesar de seus efeitos benéficos ao meio ambiente.
Com políticas públicas para as cidades e bairros no sentido de se fazer a gestão descentralizada dos resíduos orgânicos gerados nas residências. O raciocínio é: se mais da metade da nossa lixeira doméstica é de origem orgânica, quando passamos a transformar essa parte do lixo em casa de uma maneira segura, o primeiro ponto a favor é que a logística de coleta diminui muito, serão necessários menos caminhões para coletar esses resíduos em nossas casas, a vida útil dos aterros sanitários e dos lixões aumentará consideravelmente e, principalmente, o impacto ambiental negativo gerado pela falta de manejo adequado da parte orgânica do lixo (que resulta hoje no chorume e gás metano) deixa de existir. O cidadão ou a família que tiver o interesse em fazer a gestão do lixo orgânico em sua casa, sera subsidiado com um minhocário da prefeitura local e recebe um treinamento para a utilização. Aquelas famílias que realmente colocar em prática e não enviar mais a parte de orgânicos para a coleta recebem um abatimento de IPTU, já que todo o custo operacional da prefeitura diminui com aquele cidadão ou família.
- É possível que a composteira cause problemas como mau cheiro e se torne um estorvo?
- Sim, é possível quando não se segue a orientação de manejo. O mau cheiro ocorre quando acontece a fermentação dentro do sistema, ou seja, é gerado o gás metano. Em outras palavras, quando se deposita mais lixo orgânico úmido (parte rica em nitrogênio) do que o sistema tem a capacidade ou está dimensionado para absorver, ou ainda quando a quantidade necessária de folhas secas (parte mais rica em carbono) não é adicionada em quantidade suficiente, que deve ser o dobro em volume referente à quantidade da parte úmida. O mau cheiro ou minhocas migrando para a caixa da torneira ou para a última caixa de cima ainda vazia, é indicio de desequilíbrio no sistema. Isso é fácil de ser corrigido, diminuindo ou até mesmo fazendo uma pausa de uma semana na colocação do resíduos úmidos e adicionando uma quantidade generosa de folhas secas (carbono), além de revolver bem para que ajude na aeração do sistema e consequente equilíbrio do PH, tornando propício novamente o ambiente para a vida e reprodução das minhocas.
- O que a pessoa tem que fazer para manter a composteira limpa, além de não colocar certos tipos de alimentos?
- A vermicomposteira não exige muitos cuidados em relação à higiene. Por ser um sistema fechado, está sanada a questão em relação aos vetores de doenças como ratos e baratas que não tem acesso à matéria orgânica dentro do minhocário. Seguindo a orientação correta de manejo do manual, não acontecerá a fermentação, que é o que ocasiona o mau cheiro e o desequilíbrio do sistema. Com relação à parte externa, basta de vez em quando passar um pano úmido para tirar a poeira que porventura tenha se acumulado. Uma dica é passar óleo de citronela nas paredes das caixas pelo lado de fora. Ele deixa um cheiro agradável, além de ser um excelente repelente natural para algum inseto que possa se aproximar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário